A Espanha campeã no futebol e em outros esportes

A Espanha se consagra na modalidade esportiva mais popular do planeta. Título justo e merecido. Há alguns anos a seleção de futebol espanhola é a melhor do mundo. Trabalho árduo feito a longo prazo nas seleções de base. Dos atuais campeões mundiais, 11 atletas foram também campeões em categorias de base em momentos distintos. Portanto, esse exemplo mostra que uma estrutura e filosofia de trabalho sério é fundamental para o sucesso.

Os clubes espanhois de futebol são referências mundias há décadas. A liga de futebol espanhola é uma das mais ricas e lucrativas do mundo. O F.C. Barcelona é o clube com mais simpatizantes do planeta, o Real Madrid é o clube mais vitorioso da europa e foi considerado o grande clube de futebol do século 20. Por tudo isso, o futebol espanhol merece esse sucesso.

O jogo da final, do ponto de vista psicológico, foi um grade exemplo. Os atletas espanhois, conseguiram manter uma das maiores virtudes em decisões que é a paciência. Conseguiram manter o foco da concentração e o equilibrio emocional mesmo diante da violência dos atletas holandeses. Não apelaram, não caíram na catimba dos adversários, não se desesperaram e insistiram nas jogadas e trocas de passes que levaram essa seleção ao sucesso.

A Espanha não é só futebol:

Desde à década de 80, antes de Comitê Olímpico Internacional (COI), decidir que a sede dos jogos olímpicos de 1992, seria a cidade de Barcelona. O governo espanhol iniciou seu investimento maciço em muitos esportes. O resultado hoje é visível em várias modalidades:  futebol, futsal, handball, basquete, tênis, ciclismo, automobilismo, entre outros. Os campeonatos espanhois em diversas modalidas são muito fortes. A Espanha nos últimos jogos olímpicos em Pequim, ficou na 14a colocação, o Brasil ficou na 23a.

A estrutura esportiva espanhola teve também investimento em ciências do esporte. A psicologia do esporte é forte nesse país. Sem desenvolvimento em ciência e educação não é possível construir um país desenvolvido, muito menos no esporte de alto rendimento.

Por aqui,  a política governamental faz ao contrário da elite esportiva. Primeiro conseguimos ter o direito de sediar a Copa e o Jogos Olímpicos, para depois pensarmos em investir na massificação e estrutura do esporte e do país.

Abraços.

Até !!!

Gostou? Insira o seu email para receber as atualizações do blog!

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

1 pensou em “A Espanha campeã no futebol e em outros esportes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *