Barcelona F.C: uma escola de futebol.

 

Semana passada o Barcelona sagrou-se pela quarta vez Campeão Europeu. Mais do que a conquista do título continental essa equipe vêm sendo apontado por especialista como um dos grandes times de todos os tempos.

 Por que será que o Barcelona se tornou sinônimo de futebol-arte, de espetáculo, de encanto? Talvez devido ao romantismo, ao resgate dos grandes esquadrões dos anos 60 e 70. Quando o futebol era mais cadenciado, mais técnico do que físico e mais bonito de se ver. O Barcelona está sendo comparado ao Santos, ao Benfica e ao Real Madrid dos anos 60. Ao Ajax, ao Bayer Munique  dos anos 70 e ao Milan do inicio dos anos 90. O mais bacana de tudo isso é que podemos assistir e ser testemunha da história sendo feita.

 O Barcelona F.C. possui um viés ideológico, se auto-intitula “mais do que um clube”. Representa a Catalunha, a resistência contra a coroa espanhola, o nacionalista vem a tona quando suas cores entra em campo. E por que não dizer, a resistência contra o futebol de resultados. Conseqüentemente o Barça criou uma identidade, um estilo, uma tendência que extrapola suas fronteiras.

Todo esse processo não é tão simples quanto aparenta. Existe algo muito importante que podemos notar na filosofia do clube que é formar jogadores. Dos 32 atletas que fazem parte do plantel apenas 10 não foram formados nas categorias de base. Do time que disputou a final do campeonato europeu 4 não foram formados em casa.

Os jogadores do Barcelona são extremamente profissionais, o time não adere a concentração como no Brasil, somente nos momentos decisivos é que o elenco ficou mais tempo concentrado.

A infraestrutura do clube proporciona aos seus atletas desde as categoria de base em diferentes modalidades uma equipe interdisciplinar com médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, assistente sociais entre outros profissionais que auxiliam na formação a longo prazo dos atletas que lá estão.

Pép Guardiola.

Vejamos o exemplo do técnico Pép Guardiola, ele mesmo é um filho pródigo, iniciou sua carreira quando menino no clube transitou por todas as fases da base ao profissionalismo. Após o término da carreira como jogador profissional, iniciou no clube que o projetou sua trajetória como técnico. Passou novamente pelas categorias de base do clube agora com outro papel. Portanto, Guardiola, possui o “DNA” da instituição, participou da história da mesma, foi formado pela escola de futebol do Barcelona. É totalmente identificado com sua filosofia e gestão de trabalho. Seus mestres foram,  o mito holandês Johan Cruyff e o britânico Bobby Robson. Treinadores que privilegiavam o jogo bonito, o passe, a criatividade de seus atletas, o rigor tático. Talvez outro comandante não teria o mesmo sucesso a frente dessa equipe.  Em 14 títulos disputados na era Pép Guardiola, o Barcelona ganhou 10. Feito extraordinário para um treinador com 40 anos, iniciante na profissão. Como jogador profissional, Pép ganhou 16 títulos no clube Catalão.

Guardiola é um líder democrático, têm a confiança e o respeito de seus jogadores. Sabe conduzir os problemas internamente e dá voz aos atletas para se manifestarem. Além disso, ele é um motivador, conhece seu grupo e por isso sabe extrair de seus atletas dedicação máxima para o bem comum da equipe. Seus comandados espelham a liderança de seu comandante.

O Barcelona também quer formar técnicos. Luis Enrique, ex-atleta do clube está seguindo os mesmos passos de seu ex-companheiro. Já iniciou sua trajetória como técnico nas categorias de base. Acredito que em pouco tempo, teremos mais noticias sobre seu trabalho.

Lionel Messi.

Lionel Messi, com apenas 23 anos já conquistou 15 títulos em sua carreira com jogador de futebol profissional.  Três da Champions League, um Mundial de Clubes, cinco ligas espanholas. Quatro supercopas européias e uma espanhola, além de uma Copa do Rei. Muitos já apontam Messi como um gênio do esporte, com um dos maiores craques do futebol de todos os tempos. Até aonde Lionel pode chegar? Isso o tempo dirá.

O que mais impressiona nesse fantástico atleta além de sua habilidade e técnica é sua concentração plena, seu foco no objetivo, sua inteligência tática e sua humildade. Ele sabe de seu potencial e de sua importância para equipe que defende. Messi sabe que é a estrela do Barcelona, mesmo assim não quer brilhar mais que Xavi e Iniesta os outros craques do elenco, compreende que é uma engrenagem de um todo e não se sente mais importante. É visível e notório o quanto essa equipe é coesa. A homenagem a Keita que pôde levantar o troféu no lugar do capitão Puyol, depois de ter superado uma doença grave há poucos meses reforça essa idéia.

Portanto, podemos aprender muito com o exemplo de gestão do Barcelona F.C. não só no futebol, mas também em outras modalidades.

 Abraços.

 Até!!!

Gostou? Insira o seu email para receber as atualizações do blog!

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

7 ideias sobre “Barcelona F.C: uma escola de futebol.

  1. zoto patricio

    ola, boa noite fc barcelona, eu gostaria de resgitar o meu irmao na vosas escola . temos conducoes para pagar na escolar porvfavor e um rapaz que gosto muito de jogar ele 4 anos , precisa ser um grande jogador porfavor barcelona, estamos em angola,,

    Responder
  2. Kirla Ohana

    Olá! Como já sabem meu nome é Kirla, e neste momento gostaria que pelo menos lessem a respeito do que vou dizer. O meu irmão tem 14 anos gosta de jogar futebol desde sempre. E os pais dele, obviamente meus pais também, começaram a investir nele há um ano. Primeiro colocando ele na Escola Vigílio Resi em Mg/Belo Horizonte. Após um período de oito meses após mudarmos de casa ele conheceu um amigo que falou pra ele fazer um teste no Cruzeiro. Ele fez o teste e passou, hoje ele treina lá e provavelmente ano que vem ele irá para a categoria de base. Sendo assim como todos merecem uma chance, e sei também que não existe somente ele pra ter uma oportunidade como esta mas peço a cada um que ler esta mensagem que pense e reflitam e se coloquem no lugar dele e o deêm uma oportunidade de mostrar seu talento, pois o futebol ultimamente é encarado como um geito de ganhar dinheiro rapido basta saber driblar, chutar a bola e até mesmo fazer algumas manobras em campo más não é só isso e sei que sabem disso. Obrigado por lerem e desde já agradeço por gastare um minuto de seu tempo lendo este comentário e espero que tomem a decisão certa.

    Responder
  3. mario sekundja

    chamo me mario tenho 14 anos de idade vivo em Angola gostaria muito entrar na vossa escola de futebol do barcelona gostaria de jogar como o messi os meus pais tenhem capacidade para pagar eu amo o barcelona e tambem quero tornar barcelona numa equipa que nao perde gostaria que pensassem no meu assunto

    Responder
  4. Pingback: Simplesmente, Lionel Messi | Psicologia no Esporte

  5. Weudson Israel França Silva

    Ola, meu nome e weudson tenho 16 anos moro no Brasil estado PE – pernambuco – Jaboatão jogo de atacante altura 1,65 peso 54 k ponto forte velocidade, jogei no clube no Nautico desdos 7 anos de idade ate 15, jogei no clube do Santa Cruz time b, é gostaria de faser um teste na base do Barca, telefone pra contato 08187379209 ou 08187379193

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *