Dicas de concentração em esportes coletivos

Tive oportunidade de escrever para o Blog Rugby de Calcinha, um texto sobre concentração e trabalho com grupo esportivo. Nesse post irei compartilhar uma parte do texto. Quem tiver interesse dê uma lida no texto completo no link abaixo. Vale a pena dar um olhada geral no blog das meninas que é muito interessante.
****
Concentração:
 

Para um atleta ser bem sucedido ele precisa mostra-se capaz de perceber e integrar simultaneamente as informações de diferentes aspectos de uma situação no esporte e reagir adequadamente.
Concentração e Atenção não são sinônimas, são processos diferentes, mas que dependem um do outro. A atenção é uma capacidade cognitiva, que nos auxilia na percepção dos estímulos ambientais. De modo geral, é entendida, como um estado seletivo, intensivo e dirigido da nossa percepção do mundo. Os processos de atenção envolvem todos nossos sentidos (visuais, auditivos, táteis, olfativos e sinestésicos). A concentração é basicamente a capacidade de manter o foco de atenção sobre os estímulos relevantes do meio ambiente. Alguns esportes exigem níveis e tipos diferentes de concentração. Num esporte individual, como a natação, por exemplo, os níveis e tipos de concentração serão diferentes do que no rugby.
O Rugby utiliza algumas habilidades cognitivas além da atenção e concentração principalmente no aspecto tático do jogo, já que o foco do rugby é a conquista de território. A comunicação verbal e não verbal, a memorização e interpretação de jogadas, são algumas das habilidades psicológicas desenvolvidas com a pratica desse esporte.
Mas como treinar a concentração em esportes coletivos? Essa é uma das tarefas mais difíceis, porque envolvem um grande número de variáveis que não dependem apenas de uma pessoa. Uma dica importante é tentar otimizar os treinos para que os mesmos se assemelhem o máximo possível com o jogo. Quanto mais estímulos que existem nas competições também ocorrerem nos treinos, melhor poderemos desenvolver os níveis de concentração. A repetição de jogadas nos treinamentos e a possibilidade de visualizar as mesmas em vídeos explicativos auxiliam na tática de jogo e também na concentração. Outro aspecto importante para desenvolver a concentração em esportes coletivos, é o controle visual, ou seja, prestar atenção sempre na bola, na direção em que está tomando. Dessa maneira, podemos inclusive evitar distrações como a torcida.
Usar palavras chaves que sejam positivas, auxiliam a manter a concentração em momentos mais difíceis ou adversos de uma partida. Desenvolver planos de competição como aumentar o número de passes corretos, falar mais com seus companheiros de time, seguir as instruções de seu técnico. Permanecer concentrado em situações presentes, evitar pensar em coisas, pessoas ou situações futuras. Pensar somente no jogo e nas tarefas que tem de ser executadas. Habilidades psicológicas, necessitam de repetição e treino a longo prazo para serem desenvolvidas.
 
Referências:
Robert Weinberg & Daniel Gould, (2001).  Fundamentos da Psicologia do Esporte e Exercício. Ed. Artmed.
Dietmar Salmuski, (2009). Psicologia do Esporte. Conceitos e novas perspectivas. Ed. Manole.
Abraços.
Até !!!
Gostou? Insira o seu email para receber as atualizações do blog!

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

2 ideias sobre “Dicas de concentração em esportes coletivos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *