Entrevista – Luciano Dias (Strong Man)

O Blog entrevistou o atleta de Strong Man e Professor de Educação Física, Luciano Dias.

Luciano Dias é formado em Educação Física pela Uni Sant’Anna e pós graduado em fisiologia do exercício e treinamento resistido pela FMUSP.
Palestrante dos cursos de musculação da NABBA (National Amateur Body Building Association) e FEPAM (FEDERAÇÃO PAULISTA DE MUSCULAÇÃO). Professor no curso de pós graduação do Instituto Biodelta, onde também é professor de musculação e personal trainer. Luciano é detentor de mais de 10 títulos dentre campeonatos locais e nacionais.

***

BLOG: O que é Strong Man? Quanto tempo existe no Brasil?

Luciano: Sempre houve uma grande curiosidade em saber quem era o homem mais forte do mundo. Os “higthland games” como eram chamados os jogos escoseses, foi criado para resolver disputas entre clãs e famílias rivais. Tais jogos consistiam em arremessos de pedras e outros objetos pesados como toras de madeiras por exemplo. No ano de 1977 foi criado uma federação de modo que se pudesse oficializar tal competição, na qual esta passaria a se chamar “The world strongestman” o homem mais forte do mundo. O primeiro campeonato foi realizado nos estúdios da Universal e foram convidados atletas de diferentes modalidades como: fisiculturismo, levantamento olímpico, powerlifthing e futebol americano. No Brasil já existe há pelo menos 6 anos.

BLOG:  Quanto tempo você pratica essa modalidade?

  Luciano: Eu pratico a modalidade desde 2004, há 6 anos.

BLOG – Existe um biotipo ideal para atletas dessa modalidade?

  Luciano:  Geralmente os atletas mais altos levam uma certa vantagem nesta modalidade. Porém o fator principal são as capacidades físicas. Tem de ser muito forte e ter muita resistência muscular e cardiovascular.

BLOG – Como é o seu treinamento? Você faz algum tipo de dieta ?

 Luciano: Meu treinamento se resume a muito levantamento básico (Agachamento, Supino, Levantamento Terra e Levantamento Olímpico). Porém, como strongman é uma das (se não for a modalidade mais complexa em termos de capacidades físicas), o treino não pode ficar só no levantamento de peso. Treino a parte cardiovascular com os próprios aparelhos ultilizados em campeonatos como: pneu de trator, bolas de concreto, toras de madeira dentre outros. Como a minha categoria é acima de 100kg (categoria absoluta), não me preocupo tanto com a balança. Pois tenho que comer muito pra suprir a demanda energética depletada durante os treinos. Minha dieta chega a 6000 kcal por dia. Mas, tento não sair muito do meu peso (125kg) pra não ficar muito pesado, oque pode atrapalhar em algumas provas que requer agilidade.
 

BLOG: Esporte que envolvem a musculação (fisioculturismo, powerlifiting, strongman etc) geralmente sofrem preconceitos porque são associados ao uso de esteroides anabolizantes. O que você pensa sobre isso?

Luciano:  O problema não está só nesses esportes. Infelizmente está presente em muitas modalidades, porém os atletas de musculação acabam sofrendo mais preconceito porque para os leigos o fato de ser “grande” ou musculoso sempre está ligado ao uso dessas substâncias. Eu particularmente acho arriscado uma vez que causam muitos efeitos colaterais, e não aconcelharia a ninguém.

BLOG : Que tipo de habilidade psicologica está envolvida no esporte que você pratica?

Luciano: Trabalho muito a parte de mentalização, concentração e meditação. Isso pra mim é fundamental. Muitas vezes é oque faz a diferença.

BLOG: Quais seus objetivos como atleta? Qual seu maior desejo?

 Luciano:  Meu maior objetivo é ser o mais forte do mundo. Porém devo admitir que os atletas internacionais estão muito a frente ainda. E que para isso requer muita, mas muita dedicação. Por enquanto estou muito contente em competir aqui no brasil uma vez que aqui também tem muitos atletas de ponta desta modalidade.

BLOG: Que dica você dá para quem deseja iniciar no esporte?

Luciano: Não só nesse esporte, mas em todos e, não só no esporte, mas em tudo que se faz na vida minha dica é a disciplina. Esse é o primeiro passo. Mas nessa modalidade a disciplina com relação ao treino é fundamental. Depois disso, saber com quem está treinando para que se possa fazer um trabalho de base bem feito, pois pode ser perigoso um treino mal orientado uma vez que esta modalidade requer um trabalho de base bem feito. Depois disso o atleta ou aluno está pronto para pelo menos tentar treinar perto do seu limite.

BLOG:  Gostaria de divulgar algo com os leitores do blog ?

 Luciano: Os proximos eventos são 22 de janeiro em Peruíbe e 20 de fevereiro em Balneário Camboriú. Meu email para contato : lucianostrongman@bol.com.br. Para saber mais sobre musculação veja o site: www.portaldoferro.com

 

Abraços.

Até !!!

Gostou? Insira o seu email para receber as atualizações do blog!

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

7 pensou em “Entrevista – Luciano Dias (Strong Man)

  1. bolsas femininas

    Estou tentando adicionar seu site no Google Reader mas estou recebendo uma mensagem de erro, você está informado sobre qualquer problema?

    Responder
  2. replicas de bolsas

    Estou tentando adicionar seu site no Google Reader mas estou recebendo uma mensagem de erro, você está informado sobre qualquer problema?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *