A escolha do esporte ideal

*Por Patricia Moura

Muitas vezes, o desportista pratica várias modalidades diferentes e não consegue se decidir por nenhuma em definitivo. Consegue ficar bem alternando regras e conceitos diferentes. Mas alguns atletas que querem ter o esporte não apenas para o bem estar e diversão, em um determinado momento da vida precisa escolher entre duas modalidades e seguir como profissional em apenas uma delas.

O medo de escolher errado é muito grande. Como saber se fez a escolha certa? Esta decisão pode mudar a vida de qualquer ser humano. Ela determinaria não apenas o reconhecimento publico, como também o tipo de vida, amigos, remuneração e até mesmo chance de sucesso que o atleta profissional poderá ter.

O grande tenista espanhol Rafael Nadal passou por isso. Exímio jogador de futebol – seu tio, Nadal, foi atleta do Barcelona e da seleção do seu país – aos 12 anos, foi obrigado por seu pai a se decidir. Ou continuava jogando torneios de futebol infantil por toda a Espanha e se federava para ter chance em alguma grande equipe de La Liga, ou optava pelo tênis e preservava seu corpo de contusões típicas do esporte coletivo.

Vimos que sua escolha se mostrou acertada, após ouros olímpicos, taças Davis, 15 torneios de Grand Slam e o topo do ranking mundial que alcançou por diversas ocasiões, como atualmente. Mas e se ele não tivesse feito a escolha correta? Iria se lamentar profundamente e ficaria pensando se tivesse tomado uma decisão diferente, tudo teria sido melhor?

Saber que rumo tomar é realmente uma escolha muito difícil, ainda mais numa idade tão pequena. Pode ser quase como uma loteria, mas alguns fatores devem ser levados em conta. Na loteria, as estatísticas mostram os números mais sorteados, os prêmios por estado, todas as probabilidades. Um jovem deve pensar também em sua própria personalidade, sua capacidade de trabalhar em conjunto ou individualmente, se consegue obedecer regras…

Pense antes nas características individuais da pessoa antes de lembrar quanto ele vai ganhar ou na fama que apoderar ter. A probabilidade de sucesso será bem maior!

***
Abraços…

Até!!!

Gostou? Insira o seu email para receber as atualizações do blog!

No spam guarantee.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *