Treinadores

tecnicosQuando pensamos em psicologia aplicada ao esporte, geralmente, nos referimos a execução das praticas e técnicas com os atletas. Porém, os treinadores esportivos são figuras essenciais que podemos desenvolver um trabalho especifico para sua carreira profissional.

A importância dos professores  de educação física na formação humana tem de ser mais valorizada.  Durante a infância e a adolescência, o papel de um técnico esportivo deveria ser muito mais educativo, ensinar sobre o esporte mas também sobre os valores que ele pode proporcionar no complemento da educação e cidadania.  Experimentar a tolerância a frustração diante de derrotas por exemplo, o trabalho em equipe, a cooperação com os colegas, o bem estar nas atividades realizadas, a lealdade aos adversários, a coragem, o altruísmo, o respeito são fatos corriqueiras durante as praticas e vivencias esportivas. Cabe aos treinadores proporcionar com que todas as crianças possam jogar, brincar e se divertir,  propiciando um ambiente seguro e confiável para que essas ações aconteçam. Por isso, concordo que alguns técnicos possam ser chamados de professores, por que quando existe troca ocorre aprendizagem para ambos. Eles tem o potencial de ensinar além do esporte, inspirar atitudes. Mas, necessitam de formação adequada com esse intuito.

No esporte um treinador que não for competitivo estará fadado ao fracasso. A competição é o seu combustível, seu elemento primordial, porém, ela deve ser saudável, respeitosa, meritocrática. Ela não deveria ser sinônimo de algo predatório, onde se busca apenas a vitória a qualquer custo. Isso pode ser ensinado desde a iniciação esportiva. Um bom treinador estimula o desenvolvimento competitivo saudável de seu grupo, proporcionando um ambiente acolhedor em que se possa buscar a evolução das habilidades físicas e psicológicas.

Treinadores modernos tem de adquirir muitas competências e habilidades pessoais, a principal delas é saber trabalhar em equipe, delegar tarefas e papéis,  outra competência é ser um líder democrático com os membros de sua comissão técnica e ser  carismático com os atletas. Um líder democrático não quer dizer que ele não tenha opinião própria, ao contrário ele escuta seus colegas para tentar obter as melhores decisões. Um bom técnico transforma grupos de atletas em equipes, ou seja, desenvolve a coesão e o respeito acima das individualidades. Entretanto, as características peculiares fundamentais entre um grupo de indivíduos e uma equipe é a interação e interdependência entre seus elementos, especialmente no que diz respeito a objetivos  compartilhados, sendo assim, membros de equipes devem depender e apoiar uns aos outros na busca de metas comuns.  Tornar-se uma equipe é na verdade um processo evolutivo de amadurecimento. A liderança dos treinadores serve para a socialização. Aproveitando essa função os diferentes líderes podem criar um clima psicológico favorável na equipe. Saber liderar também é ensinar liderança, desenvolver um ambiente confiável e ter preocupação com o lado humano de seus comandados.

Outra competência importante é ser um estudioso do esporte em que atua, de sua cultura e história, além dos conceitos de tática, de técnica e fases de treinamento. Ter métodos de trabalho claros, consistentes e comprováveis é algo fundamental para a carreira. Ser uma pessoa atenta, curiosa, que saiba reciclar e aprender para evoluir profissionalmente pode ser um diferencial profissional.    Mas, tão importante quanto isso é saber como gerir  grupos e motivar as pessoas. Afinal, os atletas precisam compreender e acreditar nas intenções de seu treinador,precisam perceber que há sentido nas estratégias transmitidas para as situações diferentes nos treinos e nos jogos. Portanto, para que isso ocorra é extremamente importante os treinadores ter uma comunicação efetiva, não só atraves da oratória mas nos diversos tipos de comunicação (visual, sinestésica, textual). Já que, existe atletas que percebem de diferentes maneiras, uns necessitam apenas de ouvir as instruções, outros tem de experimenta-las durante o treinamento, há alguns que necessitam visualizar determinadas orientações por exemplo. Além disso, o treinador tem de ser justo e honesto com seu grupo, isso tem de ser um comportamento corriqueiro, assimilável e sincero através de feedbacks individuais e coletivos.

Segundo o psicólogo esportivo Jose Maria Buceta:

coach all blacks“ Em linhas gerais parece claro que a primeira tarefa de um treinador deve consistir em estabelecer, seriamente, quais são as características dos atletas com os quais vai trabalhar e quais devem ser, em função dessas, as prioridades de seu trabalho com esses atletas. A partir daí, deve decidir seu estilo de funcionamento, levando em conta que é este que deve adaptar-se as prioridades, e não ao contrario.

O treinador deve sempre levar em conta as circunstancias que estão presentes em cada momento e avaliar as possíveis consequências dos distintos estilos. Na verdade, deve saber utilizar todos os estilos de tomada de decisões e alterna-los corretamente. Dar mais ou menos participação as seus atletas é uma habilidade decisiva para os treinadores, pois, em muitos casos, não é o conteúdo de suas decisões que repercute negativamente em seu trabalho, mas a forma e o momento inapropriado de tomá-las, aliado a falta de uma perspectiva ampla e um método de funcionamento flexível que o impeçam de levar em conta as múltiplas implicações, a curto e longo prazo, de uma determinada decisão.

Muitos treinadores perdem a credibilidade e a aceitação de seus atletas e, portanto, grande parte de seu poder, porque falham nessas questões, e isso independe dos conhecimentos técnicos que tenha de seu esporte. Trata-se, especificamente, de uma habilidade para controlar as decisões que afetam seus atletas em cada circunstancia concreta. Alguns treinadores, sem ter recebido ajuda especializada, desenvolveram essa habilidade no transcurso de sua carreira. Outros, não alcançam o nível que corresponderia a seus conhecimentos técnicos, precisamente porque carecem dessa habilidade. Em qualquer caso, todos os treinadores podem melhorar se, da mesma forma que ocorre com seus atletas, forem treinados para isso. Portanto, a necessidade do treinamento dos treinadores nesse aspecto é tão importante que resulta obvia”.

É extremamente difícil ser treinador de esporte de alto rendimento na atualidade, uma tarefa as vezes injusta, por existir cobranças por resultados e vitorias, pressão de torcida, dirigentes, patrocinadores, jornalistas e atletas que influenciam direta ou indiretamente no cotidiano de trabalho.

A seguir, apresento um resumo dos possíveis conteúdos da intervenção psicológica com treinadores baseado no conceito do psicólogo do esporte espanhol, José Maria Buceta.

– Assessoramento: decisões sobre os atletas; decisões sobre o quadro técnico; relação com os dirigentes; comportamento geral com os atletas; atuação em reuniões com atletas e dirigentes; atuação em momentos críticos; solução de problemas; elaboração de programas de intervenção psicológica a ser aplicado pelo treinador nos âmbitos do treinamento, da competição e da organização em geral.

– Treinamento em habilidades para influenciar psicologicamente os atletas: estratégias ambientais; habilidades para negociar; habilidades de comunicação; direção e manejo de recursos humanos; técnicas especificas para influenciar em cada variável psicológica relevante.

– Treinamento de habilidades para otimizar o próprio rendimento: estabelecimento de metas e objetivos pessoais; planificação do tempo; controle do estresse; solução de problemas; avaliação do próprio rendimento; preparação para o treinamento e competição; técnicas para aperfeiçoar o próprio rendimento no treinamento e na competição; técnicas de autorregulação depois da competição.

 Por fim, o sucesso de equipes esportivas está associado cada vez mais ao trabalho interdisciplinar. O psicólogo do esporte é um elemento que pode contribuir para o desenvolvimento de equipes e da carreira de treinadores de maneira geral. No esporte moderno não cabe mais um único olhar e o trabalho de disciplinas isoladas.

 Referências:

https://www.youtube.com/watch?v=-tcHp-P4Ypk&feature=share&hd=1

http://pt.slideshare.net/WILLYFDEZ/asi-veo-al-entrenador-jorge-valdano

José Maria Buceta (2010). Psicologia dos Treinadores Esportivos: conceitos fundamentais e áreas de atuação, in: O treinador e a psicologia do esporte; coleção psicologia do esporte e do exercício. Ed. Atheneu.

Katia Rubio, (2003). Estruturas e dinâmica dos grupos esportivos, in: Psicologia do Esporte: teoria e prática. Ed. Casa do Psicológo.

Robert Weinberg & Daniel Gould, (2001). Dinâmicas de grupo e equipe, in: Fundamentos da Psicologia do Esporte e Exercício. Ed. Artmed.

***

Abraços.

Até!!!

3 comentários em “Treinadores”

  1. Quando pensamos em psicologia aplicada ao esporte, geralmente, nos referimos a execução das praticas e técnicas com os atletas. Porém, os treinadores esportivos são figuras essenciais que podemos desenvolver um trabalho especifico para sua carreira profissional.

    A importância dos professores de educação física na formação humana tem de ser mais valorizada. Durante a infância e a adolescência, o papel de um técnico esportivo deveria ser muito mais educativo, ensinar sobre o esporte mas também sobre os valores que ele pode proporcionar no complemento da educação e cidadania. Experimentar a tolerância a frustração diante de derrotas por exemplo, o trabalho em equipe, a cooperação com os colegas, o bem estar nas atividades realizadas, a lealdade aos adversários, a coragem, o altruísmo, o respeito são fatos corriqueiras durante as praticas e vivencias esportivas. Cabe aos treinadores proporcionar com que todas as crianças possam jogar, brincar e se divertir, propiciando um ambiente seguro e confiável para que essas ações aconteçam. Por isso, concordo que alguns técnicos possam ser chamados de professores, por que quando existe troca ocorre aprendizagem para ambos. Eles tem o potencial de ensinar além do esporte, inspirar atitudes. Mas, necessitam de formação adequada com esse intuito.

    No esporte um treinador que não for competitivo estará fadado ao fracasso. A competição é o seu combustível, seu elemento primordial, porém, ela deve ser saudável, respeitosa, meritocrática. Ela não deveria ser sinônimo de algo predatório, onde se busca apenas a vitória a qualquer custo. Isso pode ser ensinado desde a iniciação esportiva. Um bom treinador estimula o desenvolvimento competitivo saudável de seu grupo, proporcionando um ambiente acolhedor em que se possa buscar a evolução das habilidades físicas e psicológicas.

    Treinadores modernos tem de adquirir muitas competências e habilidades pessoais, a principal delas é saber trabalhar em equipe, delegar tarefas e papéis, outra competência é ser um líder democrático com os membros de sua comissão técnica e ser carismático com os atletas. Um líder democrático não quer dizer que ele não tenha opinião própria, ao contrário ele escuta seus colegas para tentar obter as melhores decisões. Um bom técnico transforma grupos de atletas em equipes, ou seja, desenvolve a coesão e o respeito acima das individualidades. Entretanto, as características peculiares fundamentais entre um grupo de indivíduos e uma equipe é a interação e interdependência entre seus elementos, especialmente no que diz respeito a objetivos compartilhados, sendo assim, membros de equipes devem depender e apoiar uns aos outros na busca de metas comuns. Tornar-se uma equipe é na verdade um processo evolutivo de amadurecimento. A liderança dos treinadores serve para a socialização. Aproveitando essa função os diferentes líderes podem criar um clima psicológico favorável na equipe. Saber liderar também é ensinar liderança, desenvolver um ambiente confiável e ter preocupação com o lado humano de seus comandados.

    Outra competência importante é ser um estudioso do esporte em que atua, de sua cultura e história, além dos conceitos de tática, de técnica e fases de treinamento. Ter métodos de trabalho claros, consistentes e comprováveis é algo fundamental para a carreira. Ser uma pessoa atenta, curiosa, que saiba reciclar e aprender para evoluir profissionalmente pode ser um diferencial profissional. Mas, tão importante quanto isso é saber como gerir grupos e motivar as pessoas. Afinal, os atletas precisam compreender e acreditar nas intenções de seu treinador,precisam perceber que há sentido nas estratégias transmitidas para as situações diferentes nos treinos e nos jogos. Portanto, para que isso ocorra é extremamente importante os treinadores ter uma comunicação efetiva, não só atraves da oratória mas nos diversos tipos de comunicação (visual, sinestésica, textual). Já que, existe atletas que percebem de diferentes maneiras, uns necessitam apenas de ouvir as tem de ser um comportamento corriqueiro, assimilável e sincero através de feedbacks individuais e coletivos.instruções, outros tem de experimenta-las durante o treinamento, há alguns que necessitam visualizar determinadas orientações por exemplo. Além disso, o treinador tem de ser justo e honesto com seu grupo, isso

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