Jogos Olímpicos de Tóquio 2020-21

No próximo dia 23/7/2021 iniciará os Jogos Olímpicos de Tóquio. Evento que foi adiado por um ano devido a pandemia do coronavírus.

Jogos Olímpicos de Tóquio 2020-21

Mesmo diante de aproximadamente 4 milhões de mortes em decorrência do coronavírus no mundo. Mesmo diante do alerta de cientistas e epidemiologistas mundo à fora sobre o perigo de novas cepas e variantes. Mesmo somente 20% da população japonesa conseguir se vacinar até o momento. Mesmo com 80% da população local sendo contra o evento. Mesmo com o sindicato dos médicos do Japão também se manifestar contra as competições. Teremos os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Um acinte a ciência, a vida dos atletas, dos envolvidos com o evento e da população local. Uma afronta aos “valores” e a “educação” olímpica tão preconizados pelo Comitê Olímpico Internacional. Certamente, os contratos de TV, publicidade e patrocinadores são mais importantes para os organizadores desse evento e estão acima de qualquer perspectiva. O $how terá de ocorrer de qualquer maneira.

À priori o publico será vetado (mas não duvido que se mude de ideia nas finais das competições). A organização dos Jogos Olímpicos está comprometida com protocolos de segurança, com bolhas de treinamento, com inúmeros testes para detectar o vírus, distanciamento entre pessoas etc. Esperamos que funcione.

Eu me pergunto, se existe preocupação com a covid-19, por que o Japão e o COI autorizaram pessoas não vacinadas de participar dos Jogos Olímpicos? Alguns atletas, inclusive, brasileiros preferiram não se vacinar por livre e espontânea vontade. Para mim não é real que possíveis efeitos colaterais de vacinas atrapalham a periodização do treinamento, como alguns atletas alegaram. Creio que deveria ser obrigatório a vacinação, por uma questão lógica e humanitária.

Por mais crítico que sou a respeito da realização desse evento. Vou torcer para que não tenhamos problemas sanitários enormes (até o momento que escrevo esse texto, já foram confirmados 58 casos positivos em atletas). Vou vibrar e me emocionar com as conquistas dos atletas e com a resiliência deles diante de algo tão inédito em nossas vidas. Torço para que os brasileiros tenham excelentes resultados. Num ciclo olímpico tão prejudicado pós Rio 2016.


Preparação inadequada

Todos os atletas que irão competir tiveram uma preparação inadequada para participar dessa importante competição. Certamente, o período de isolamento social atrapalhou em muitos aspectos. Vimos muitos atletas treinando de maneira improvisada em suas casas quando compartilharam vídeos pelas redes sociais.

Jogos Olímpicos de Tóquio 2020-21
Painel ilustra adiamento dos Jogos de Tóquio para 2021 24/03/2020 REUTERS/Dado Ruvic


As restrições de viagens internacionais nesse período pré-jogos, foi muito prejudicial os atletas brasileiros. Como sabemos somos, infelizmente, um dos piores países a lidar com a pandemia no mundo. Por isso, nossos atletas tiveram problemas em competir em alto nível antes dos Jogos Olímpicos. Países que conseguiram lidar melhor com a pandemia e com a vacinação, podem ter um pouco de vantagem competitiva, nesse sentido.

Talvez por todos esses aspectos envolvidos, creio que muitos resultados “surpreendentes” podem ocorrer. A preparação emocional e psicológica será um trunfo aos atletas. Se nem todos estão em sua melhor forma física, aqueles que conseguirem sobrepor esse aspecto com o domínio e autorregulação emocional poderão sagrar-se os novos heróis e heroínas olímpicos.

Abraços …

Até !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *