Messi & Cristiano

Temos dois craques excepcionais na atualidade: o argentino, Lionel Messi e o português, Cristiano Ronaldo. Ambos tem legiões de fãs, ambos rivalizam dentro de campo, ambos são atletas espetaculares, ambos provocam reações, ora positivas, ora negativas dependendo do angulo que se queira olhar.

Sabemos que no passado havia um desfile de grandes craques que encantavam o mundo. Os anos de 1950-60-70 produziu a era dos grandes gênios do futebol, os saudosistas não se conformam que o esporte mudou. Se não temos em quantidades os mesmos craques de décadas atrás, hoje, temos dois excepcionais atletas que certamente estão na lista dos maiores de todos os tempos.
Sorte dessa geração em poder ver dois excepcionais atletas atuarem, as comparações são inevitáveis e existirão até eles se aposentarem, em alguns momentos é similar a histeria politica no Brasil, já que são  opiniões polarizadas. Parece que não podemos apreciar o futebol dos dois, temos de escolher um e não gostar do outro. Azar de quem escolhe lado e se limita a ampliar sua percepção.
Cristiano é invejado pelos homens e desejado pelas mulheres, muitos rapazes fazem chacota com ele por ser extremamente vaidoso, assim como faziam com Beckham poucos anos atrás. Messi é menos vaidoso, nesse sentido, não chama tanto a atenção.
As comparações fora de campo também existem, Messi tem uma fundação que ajuda crianças vulneráveis, mas ao mesmo tempo foi condenado na Espanha por não pagar impostos, dizem que Cristiano Ronaldo é um dos esportistas mais solidários com causas sociais, doa boa parte de sua fortuna para caridade. Ambos tem filhos, mas só Messi é casado, CR7 coleciona namoradas.
Já li diversas vezes que Messi não é “líder” e por isso não é um jogador completo. Tenho as minhas dúvidas, talvez realmente ele não seja um líder nato, até por que é uma pessoa mais calada e ao que parece contida. Mas isso, faz dele menos magistral? Há vários tipos de lideranças e uma delas é a liderança técnica, que contagia seus companheiros de equipe. Num esporte coletivo como o futebol, não é necessário apenas um líder em campo, deve haver diferentes tipos de lideranças dentro e fora.
Cristiano Ronaldo é mais emocional, carismático, é um motivador, também possui liderança, como demonstrado ano passado ao vencer a Eurocopa com sua seleção nacional pela primeira vez e nos últimos títulos da Champions League conquistados pela Real Madrid.
Dizem que Messi é o melhor jogador da década. Mas, 2016, foi o ano da consagração de Cristiano Ronaldo, ele mesmo comentou que foi a melhor temporada de sua carreira, em todos os aspectos.
“Messi é genial, polivalente, fenomenal armador e artilheiro. Cristiano Ronaldo é especialista, o mais completo finalizador do mundo. Messi é um artista, Ronaldo, uma supermáquina. Messi é natureza, Ronaldo é ciência física. Messi é fantasista, Ronaldo, operatório. Messi é uma mistura, em proporções iguais, de habilidade, técnica e inventividade. Ronaldo é técnica quase pura. Messi é mais solidário, Ronaldo é mais fominha. Messi é reservado, reprimido. Ronaldo é narcisista, exibicionista. Messi é pequeno, frágil. Ronaldo é alto, uma fortaleza. Messi é vaidoso para dentro. Ronaldo é vaidoso para fora. Os dois são ambiciosos, perfeccionistas.” (Tostão – Folha de S.Paulo – 21/12/2016).
Com relação aos aspectos psicológicos os dois  atletas já foram e ainda são testados ao limite. O equilíbrio emocional dessa dupla é acima da média. A qualidade de um craque não se define apenas com as bolas nos pés. É a cabeça que comando o resto do corpo. Quantas vezes presenciamos altíssimo desempenho sob pressão dessa dupla? Inúmeras. Ambos possuem um excelente gerenciamento de estresse e ansiedade, não é fácil jogar nesse nível por tanto tempo. Creio que o mesmo acontece com outras habilidades mentais, por exemplo: a concentração, a treinabilidade, a comunicação (verbal e não verbal).
Messi e Cristiano se completam, os dois evoluem rivalizando um com o outro. Sorte a nossa que ama futebol e podemos aprender com eles !!!
Referencias:
***
Abraços!!!
Até …
Gostou? Insira o seu email para receber as atualizações do blog!

No spam guarantee.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *