Musculação para todos – Entrevista

O Blog entrevistou o Dr. Santarem *, médico conceituado e pesquisador da pratica de musculação na saúde e reabilitação.

” A força é a aptidão física que é mais estimulada com a musculação… também ocorrem estímulos para a potência, para a resistência em atividades intensas intervaladas, para a coordenação e para a flexibilidade. Essa mescla de efeitos torna a musculação a intervenção mais eficiente para preparar as pessoas para as atividades da vida diária”

Blog – O que lhe motivou a pesquisar e atuar com a musculação como meio de reabilitação de idosos?
Dr. Santarem –  A observação da eficiência e da segurança dos exercícios resistidos aplicados a pessoas com doenças crônicas e debilidades.

Blog– De modo geral, quais são os benefícios para as pessoas que fazem exercícios físicos com pesos? Existe alguma restrição?
Dr. Santarem –  Como toda atividade física a musculação promove saúde em geral, ajudando a evitar doenças crônicas e eventos cardiovasculares. Efeitos acentuados ocorrem sobre a força e volume dos músculos, na massa óssea e na redução do tecido adiposo. A aptidão física para a vida diária é estimulada de maneira ideal. As restrições são as mesmas que existem para outras formas de atividade física.

Blog– A pratica de musculação ainda sofre de preconceitos por muitas pessoas. Essa atividade está associada com o culto ao corpo, com os “fortões” de academias e talvez esse seja um dos motivos que inibam algumas pessoas a praticar essa atividade física. Poucas pessoas conhecem os benefícios que a pratica desse exercício pode proporcionar para a saúde. O que o senhor pensa sobre isso?
Dr.Santarem –  Muitas pessoas ainda não tiveram acesso a informações corretas sobre musculação e se deixam influenciar por estereótipos. A situação do conhecimento popular tende a melhorar com a melhor formação dos formadores de opinião.

Blog -É um mito dizer que a musculação, só trabalha com a força? É possível praticar musculação e trabalhar também a parte cardiovascular e a flexibilidade?
Dr. Santarem-  A força é a aptidão física que é mais estimulada com a musculação, justificando a denominação “treinamento de força” usada na área do treinamento esportivo. Também ocorrem estímulos para a potência, para a resistência em atividades intensas intervaladas, para a coordenação e para a flexibilidade. Essa mescla de efeitos torna a musculação a intervenção mais eficiente para preparar as pessoas para as atividades da vida diária. Os benefícios cardiovasculares ocorrem mais em nível de saúde do que de aptidão. Para uma boa aptidão cardiovascular os exercícios contínuos são importantes, mas essa não é uma necessidade para todas as pessoas.

Blog – É recomendável a partir de que idade o inicio de atividade física com pesos? Existe uma idade ideal para inicio, ou essa premissa é ultrapassada?
Dr. Santarem –  Não existe idade ideal para iniciar a prática da musculação. Quando o início ocorre na adolescência, observam-se os melhores resultados ao longo da vida, mas nunca é tarde para começar. Durante o envelhecimento a falta de exercícios adequados pode comprometer a qualidade de vida e o início da prática da musculação pode ajudar muito a reverter a situação.

Blog – Com relação a pratica de exercicios fisicos com pesos na reabilitação de idosos. Quais são os beneficios psicológicos e comportamentais que o Senhor observa em seus pacientes?
Dr. Santarem –  Além dos efeitos físicos, a musculação tem duas importantes qualidades na área comportamental: 1) os exercícios favorecem a socialização porque são intervalados e não são extenuantes; 2) a observação dos progressos em força muscular, mobilidade articular, coordenação e diminuição das dores contribui muito para melhorar a auto-estima das pessoas.

Blog – Existe uma população que exagera na pratica de atividades fisicas.  Algumas pessoas consequentemente desenvolvem comportamentos compulsivos e patologias graves. O que o Senhor pensa sobre essas questões? Já se deparou com pacientes com esses sintomas?
Dr. Santarem –  Essa situação ocorre com alguma freqüência em academias e deve ser conduzida pelos profissionais como um distúrbio psicológico. A prática da musculação é uma das atividades utilizadas por quem apresenta esses distúrbios, mas não há relação causal.

Blog – Gostaria de divulgar algum curso ou evento com os leitores do blog?

Dr. Santarem – Seria importante divulgar o site www.biodelta.com.br para que as pessoas conhecessem o curso de especialização que terá nova turma iniciando em agosto de 2.010, e o curso de capacitação que ocorrerá nas férias de julho.

* Médico Fisiatra e Reumatologista.
Doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo.
Diretor do Instituto Biodelta – Aplicações, Ensino e Pesquisa do Treinamento Resistido.
www.biodelta.com.br
Coordenador do Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento da Faculdade de Medicina da USP em parceria com o Instituto Biodelta.
Assessor da Federação Brasileira de Musculação – NABBA (National Amateur Body Building Association) – Brasil.

Abraços.

Até !!!

Gostou? Insira o seu email para receber as atualizações do blog!

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

6 ideias sobre “Musculação para todos – Entrevista

  1. Pingback: Tweets that mention Entrevista nova no blog sobre musculação -- Topsy.com

  2. Amarildo Martins

    Conheço dr SANTÁREM desde 98. fiz os cursos de musculação quando era no baby barione.
    Depois assisti os cursos gratuitos no anfiteatro da fmusp tenho todos os certificados destes cursos.
    Aprendi muito com essa equipe de profissionais.Dez vezes melhor que a tal faculdade de educ física,aqui da cidade de lins interior da capital SÃO PAULO.

    Responder
  3. luiz Fernando ROCHA

    OLA,
    VENHO ACOMPANHANDO SEU TRABALHO ,GOSTARIA DE SABER QUANDO INICIA AS PROXIMAS TURMAS PARA O CURSO DA BIO DELTA,EXISTE A POSSIBILIDADE DE ENTRAR NO INSTITUTO COMO VOLUNTARIO?

    Responder
  4. ivan oliveira do amaral

    ola acompanho o dr. santarem a ums 12 anos adoro o trabalho dele,muito sientifico e ao mesmo tempo muito bem esplicado, todos da area da musculação deveriam acompanhar o trabalho dele,gostaria de fazer um curso com ele, mas não tive oportunidade, em fortaleza-ce tem o conaf ,deveriam convidalo para dar uma palestra ou então ministra um curso, iria ser muito bomecedor para todos nos.

    Responder
  5. mauricio lira

    Dr. Santarem, foi muito bom sua esplicaçãos para o bog, gostei muito, deveria um dia vim em manus, ministrar um curso professor seria um praser receber vc a qui!!!!

    Responder
  6. Pingback: Leitura | Psicologia no Esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *