O autoconhecimento é fundamental no esporte


O autoconhecimento é um essencial para a vida de qualquer ser humano. Infelizmente, dificilmente aprendemos isso na escola e muitas pessoas passam pela existência sem essa oportunidade de se desenvolver para ter uma vida melhor, mais próspera e saudável. Certamente não é um caminho simples, mas é fundamental.

O autoconhecimento é fundamental no esporte

E por que o autoconhecimento é fundamental para atletas, treinadores e demais pessoas envolvidas nesse contexto?

A pratica de se conhecer e sentir melhor faz com que uma pessoa compreenda sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não.

  • o atleta ou esportista que se conhece pode se desenvolver dentro de sua modalidade. Compreender os gatilhos emocionais positivos (alegria, motivação, prazer ) ou negativos (ligados a ansiedade, medo, tristeza) facilitam a preparação psicológica para competições, por exemplo.
  • para educar e empoderar (mulheres e homens) contra assédios em geral (sexual, moral ou qualquer tipo de violência) que certamente se ocorrer irão atrapalhar o desempenho esportivo.
  • a saúde mental é essencial para o cotidiano e no esporte não é diferente, já que as demandas físicas e psicológicas das competições são muito exigentes.
  • desenvolver a autogestão é uma capacidade importante de autocontrole emocional e está intimamente ligada ao autoconhecimento. O atleta que consegue sentir e controlar suas emoções possuirá vantagem competitiva.
  • a autoaceitação é uma postura positiva com relação a si mesmo. Inclui o amor próprio e elementos como estar satisfeito consigo mesmo, o autorrespeito, e se sentir em confortável com o próprio corpo. A autoaceitação é importante para entender que é necessário momentos de pausas, descanso, relaxamento para recompor e retornar as rotinas das atividades cotidianas.
O autoconhecimento é fundamental no esporte

Concluindo …

Desenvolver as habilidades para o autoconhecimento é um processo pessoal que leva tempo e disposição. De fato não existe receita de bolo compartilhada em larga escala. Cada pessoa ‘funciona’ de um jeito, se comporta de determinadas maneiras, sentem e respondem de formas diferentes. O ser humano é muito complexo para se enquadrar em estratégias prontas para serem replicadas a torto e a direto.
Tenho certeza absoluta que qualquer pessoa que desenvolve o autoconhecimento irá sofrer menos e será mais feliz em todos os aspectos de sua vida.

***
Abraços…
Até !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *