Qual a sua motivação?

Segue texto publicado em parceria com a Revista Tênis na Edição 79, veja link abaixo:

http://revistatenis.uol.com.br/Edicoes/79/artigo169943-1.asp

“Para alcançar metas, é preciso ter motivação. Saiba encontrar a sua e vá atrás de seus objetivos”

Motivação:

Motivação pode ser definida simplesmente como a direção e a intensidade de nossos esforços. Podemos definir motivação também como os motivos que nos levam às ações e comportamentos em busca de nossos objetivos e metas em todos os aspectos de nossas vidas, seja estudar para passar no vestibular ou treinar intensamente o ano todo para ganhar um campeonato.

É necessário ressaltar que motivação é pessoal, individual e exclusiva de cada pessoa. Para saber o que lhe motiva, é imprescindível ter autoconhecimento – saber de seus sentimentos e emoções, dos aspectos positivos e dos negativos. Nesse caso, saber quais acontecimentos são agradáveis e quais não são tão agradáveis assim.

Podemos observar que os nossos motivos mudam com o tempo, portanto nossa motivação não é a mesma sempre e nem deve ser. Ela deve mudar conforme conquistamos nossos objetivos.

Qual a sua motivação?Outro exemplo de motivação é o esforço de um atleta para dominar uma tarefa, atingir seus limites, superar obstáculos, desempenhar-se melhor do que os outros e orgulhar-se de seu talento. É a orientação de uma pessoa a lutar por sucesso, persistir ante o fracasso e experimentar orgulho por suas realizações.

Recentemente tivemos dois acontecimentos no tênis que ilustram bem a questão da motivação na vida de um atleta. Dinara Safina, por exemplo, conseguiu crescer profissionalmente depois que saiu da sombra se seu irmão e decidiu buscar um caminho diferente do que sua mãe e técnica desejavam. Provavelmente o que motivou Dinara foi a certeza de que poderia evoluir com as próprias pernas. E no caso do grande campeão Roger Federer? Será que sua motivação não estava nos revezes diante de Rafael Nadal e na busca pelos recordes de Pete Sampras?

 

RESILIÊNCIA

Mesmo os grandes gênios do esporte, em algum momento da carreira, tiveram obstáculos e percalços e precisaram se superar para reconduzir sua trajetória no esporte. Essas características chamamos de resiliência, termo que, assim como a palavra estresse, vem da física, e a psicologia emprega para designar o indivíduo que consegue ultrapassar grandes adversidades, resistir às pressões e, com muito esforço, reconduzir a sua vida. Na resiliência, a motivação é componente primordial de todo o processo de superação.

O esporte nos apresenta inúmeros exemplos de resiliência. O ciclista Lance Armstrong venceu dois cânceres e conseguiu se consagrar na Volta da França cinco vezes após esse episódio. O jogador de basquete Magic Johnson venceu o estigma de ser portador do vírus HIV e tornou-se medalhista Olímpico. No Brasil, não dá para não falar de Ronaldo, um grande exemplo de resiliência, que conseguiu se recuperar duas vezes após três complicadas contusões nos joelhos.

Abraços.

Até !!!

Gostou? Insira o seu email para receber as atualizações do blog!

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

4 thoughts to “Qual a sua motivação?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *