O que é Psicologia do Esporte?

A Psicologia do Esporte é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico.

O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente.

A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de alto rendimento. Mas, não é só do esporte competitivo o foco de atuação do psicólogo do esporte.  As áreas de intervenção são compostas também: pelas práticas de tempo livre (atividade física como manutenção da saúde e do bem estar), pelo esporte escolar (a relação do praticante com o ambiente escolar, nos mais variados graus),pela iniciação esportiva (crianças e jovens envolvidas em atividades esportivas, pedagógicas e competitivas), pela reabilitação (recuperação psicológica de lesão de atletas e praticantes de esporte, assim como pessoas que praticam atividade física como meio para reabilitação ou inserção social, os obesos,  os doentes cardíacos, os doentes mentais, as pessoas com necessidades especiais entre outros), e por fim pelos projetos sociais (tem como intuito o esporte como meio de educação e socialização de crianças e jovens de comunidades carentes).

Muitas vezes o papel da Psicologia do Esporte e da Psicologia Clínica é confundido, na verdade são especialidades diferentes. Não se “transporta” para o ambiente esportivo o “divã”, as estratégias de intervenção dessas áreas podem ser em alguns momentos similares, porém os objetivos são distintos.

Referências Bibliográficas:

Da Psicologia do Esporte que temos à Psicologia do Esporte que queremos, Rubio, K. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, 2007.

Fundamentos da Psicologia do Esporte e Exercício; Weinberg, Robert e Gould, Daniel; Artmed; 2001.


7 ideias sobre “O que é Psicologia do Esporte?

  1. Priscila Almeida Galdino

    Me interesso por essa área, porém não tenho um professor na graduação que me dê uma base sobre o assunto. Gostaría de indicações, estagiar, etc.

    Fico á disposição.
    Priscila Galdino

    Responder
  2. priscilla carolina

    preciso muito fazer uma entrevista com um psicologo da aréa do esporte, se tiver algum que se disponibiliza em me ajudar , agradeço desde ja , pois é para um trabalho na faculdade, Obrigado!

    Responder
  3. giulia

    olá! gostei muito do site de vcs! estou fazendo um trabalho na faculdade e preciso muito entrevistar um psicólogo desta área. posso enviar as perguntas por e-mail caso ele ou ela nao possa me encontrar! agradeço muito!

    Responder
  4. Janaína Silva

    Estou fazendo também um trabalho para a faculdade sobre esportemespecificamente sobre a influência da música na prática de esporte, e estou a procura de um psicologo especialista no assunto. Será que poderia me ajudar indicando um entrvistado? É um tema muito interessante.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>